5 Dicas para ensinar as crianças sobre o significado do Natal.

25.12.13

Olá meninas tudo bem com vocês?



Meu avô todo  Natal fazia questão de ensina que o significado do Natal é muito mais do que ganhar presentes e fazer festa. Já conheci pessoas que não tiveram a mesma formação e no Natal acabam se envolvendo somente na festa, com as compras ou se deprimem por não reconhecer que Cristo veio à terra e sofreu as dores da carne para nos salvar do afastamento permanente de Deus, e que estamos aqui para sermos felizes.

A sugestão desse tema traz ideias e dicas para que você possa ensinar seus filhos, sobrinhos, irmãos e outras crianças com quem tenha contato como alunos, amigos e vizinhos de que o Natal não é só comércio, mas que é principalmente um momento de reflexão sobre a convivência na sociedade familiar, profissional, estudantil ou social.


Dicas para ensinar as crianças:
  1. Seja exemplo - Não queira que a criança aprenda algo se você não mostrar a ela através de ações. 
  2. Aproveite os momentos – Hoje em dia, cada vez mais cedo o comércio dá início às propagandas para o Natal, lembrando que o mesmo está chegando. Assim que a criança perceber a movimentação, aproveite para começar a direcionar sua atenção para o objetivo de ensinar sobre o verdadeiro significado do Natal. 
  3. Calendário de datas - Prepare um calendário de datas significativas para a criança durante o ano e deixe em local visível para que ela saiba como deve se preparar para cada uma delas. Como por exemplo: metas, designações e tarefas que, em acordo, tenham definido para que o dia esperado seja um momento especial.
  4. Cinema em casa – Uma atividade prática e que proporciona muito aprendizado é preparar um cinema em casa. Escolha uma data para a sessão de cinema, escolha um filme que fale sobre o Natal e que esteja de acordo com os princípios que você quer que a criança assimile. 
  5. Preparando o Natal – Algum tempo antes da chegada do Natal, planeje ter um tempo com as crianças para prepararem juntos uma lista de pessoas em necessidade, famílias conhecidas ou não. Peça que as crianças avaliem as necessidades que identificam no cenário em que essas pessoas vivem e conduza para que elas sugiram ações beneficentes para praticar o que aprenderam sobre o verdadeiro significado do Natal. Envolva as crianças nas ações e preparativos. Inclusive que doem um brinquedo ou peça de roupa que gostam para um dos escolhidos.
Leve em consideração a faixa etária das crianças para preparar as atividades. Não espere retorno imediato ou de forma concreta, pois o lúdico é sempre a melhor forma de ensinar e avaliar o aprendizado da criança.


You Might Also Like

0 comentários

Seguidores

Popular Posts

Like us on Facebook