8 hábitos para ter uma casa sempre limpa

19.2.14

Olá meninas tudo bem com você?

Quem não gosta de uma casa limpinha e cheirosa, aconchegante? Pois é deixarei abaixo 8 dicas para manter sua casa limpa sempre.



1. Faça sua pia brilhar

Pesquisando sobre organização encontrei um método com o nome de Flylady e o primeiro passo deste método é "faça sua pia brilhar". Não fui muito além disso no método, mas ele parece bastante interessante. De qualquer forma, a ideia de brilhar a pia todas as noites é um ótimo começo. Toda noite, tire cinco minutinhos para limpar sua cozinha: lave, seque e guarde toda a louça (ou coloque na lava-louças, se tiver), passe um pano na bancada e lave sua pia para deixa-la brilhando.


2. Lave roupa quase todos os dias

Em vez de esperar até o fim de semana e lavar várias máquinas de roupa, tenha o hábito de lavar roupa com maior frequência
Em casa em que moram 2 pessoas lave a roupa 2 vezes por semana, caso tenha mais de 2 pessoas lave com mais frequência durante a semana.
Aqui em casa somos apenas eu e minha mãe, então lavo roupa três a quatro vezes por semana. Assim que chego do trabalho, ponho as roupas para lavar. Enquanto a máquina lava, recolho o que está no varal, dobro e guardo. Quando a máquina termina de lavar, o varal já está liberado. No final de semana não tem roupa para lavar e nem pendurada no varal.


3. Separe as correspondências assim que chegarem 


Cheque sua caixa de correios diariamente. Assim que entrar em casa separe o que é lixo do que precisa ser verificado (contas e outras correspondências importantes). Jogue o lixo no lixo e processe os demais papéis (agende o pagamento das contas, arquive o que precisa ser arquivado, responda o que deve ser respondido).


4.Tenha um lugar para cada coisa

Cada coisa deve ter o seu lugar e é lá para onde elas devem ir. Deve-se designar um lugar visível e acessível para as coisas importantes (contas a pagar, por exemplo) e de uso frequente (chaves, celular e bolsa). Se cada coisa tem seu lugar, fica mais fácil manter o espaço organizado. 




5. Jogue o lixo fora

Jogar fora o lixo parece simples, não parece? Mas quantas vezes você (ou alguém da sua família) tirou algo da embalagem e deixou a embalagem na mesa da sala? Ou algum dia você tirou a etiqueta da roupa e deixou na prateleira do guarda-roupas em vez de jogar no lixo? Em vez de 'deixar para depois', jogue o lixo no lixo imediatamente.




6. Ajeite sua casa toda noite

Acordar de manhã com uma casa limpa e arrumada pode fazer você começar o dia mais bem humorado e produtivo. Tire dois minutinhos antes de dormir para dar uma 'ajeitadinha' na casa. Não é para fazer faxina: apenas cate o que estiver jogado e ponha no lugar certo. Você verá que este pequeno hábito faz uma grande diferença.




7. Crie uma rotina de limpeza

Você pode determinar um cômodo para limpar (ou tarefa a ser feita) por dia da semana ou fazer tudo no sábado. Isso é opção pessoal, mas seja qual for sua escolha um planejamento do que deve ser feito ajuda muito. 

8. Tenha uma gaveta de bagunça

Sim, uma casinha arrumadinha e limpinha sempre tem uma gaveta da bagunça. É lá que ficam aqueles itens que a gente ainda não sabe onde guardar ou está com certa pressa e simplesmente quer jogar em algum lugar. 




Eai meninas gostaram?

You Might Also Like

0 comentários

Seguidores

Popular Posts

Like us on Facebook