Atividade Física

3.2.14

Olá meninas tudo bem com vocês?

Normalmente quando somos crianças, pré-adolescentes e adolescentes praticamos atividades físicas apenas na escola. Porém o bom é se exercitar sempre e manter o seu corpo no ritmo adequado. Para entendermos um pouquinho sobre o que é a atividade física, os seus benefícios e a escolha da atividade física adequada é só continuar lendo o post do blog de hoje.


O que é atividade física?

"A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso" (CASPERSEN et alii,1985).

Alguns tipos de atividade física : andar, dançar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa. 

Quais são os benefícios?

A pratica de exercícios físicos é acompanhado pela melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecendo os ossos e as articulações. No campo mental, a pratica de exercícios ajuda na regulação das substancias relacionadas ao sistema nervoso, melhorando o fluxo de sangue para o cérebro.

Quais são as principais mudanças no Organismo:

·         Melhoria do humor;
·          Diminuição do estresse mental;
·          Prevenção e alívio da depressão;
·          Redução da ansiedade;
·          Aumento da auto estima;
·          Redução de hábitos não saudáveis;
·          Melhoria da qualidade do sono;
·          Prevenção do ganho de peso;
·          Manutenção do peso perdido.


Como é feita a escola da atividade física adequada?

A escolha é feita individualmente, levando-se em conta os seguintes fatores:

·         Preferência pessoal: o beneficio da atividade só é conseguido com a pratica regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realiza-la. Não adianta você fazer uma atividade física que você não se sinta bem praticando.

·         Risco associado á atividade: alguns tipos de exercícios podem associar-se a alguns tipos de lesão, em determinados indivíduos que já são predispostos.

·          Aptidão necessária: algumas atividades dependem de habilidades especificas. Para conseguir realizar atividades mais exigentes, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, começando de atividades mais leves.



A atividade física é um fator determinante do gasto de energia e, portanto, fundamental para o equilíbrio de energia e controle de peso.
Dessa forma além de você poder desfrutar de suas atividades físicas favoritas, você melhora sua Saúde!

Eai você gostaram? Vamos nos exercitar?







You Might Also Like

0 comentários

Seguidores

Popular Posts

Like us on Facebook