Organização: Simplificando a Vida

2.5.14

Olá meninas tudo bem com vocês?



É muito fácil dizer para outra pessoa: simplifique sua vida. O conceito é maravilhoso, pois todos nós vivemos vidas atribuladas e queremos simplificar as coisas.Este post foi escrito especificamente para aquela pessoa que acham a vida muito complicada. Mas fica a dica: depende de você! Não espere milagres, apenas orientação.




1. Liste as áreas de responsabilidade da sua vida 

Pegue uma folha de papel e liste todas as suas áreas de responsabilidade. Exemplos de áreas: família,casa, trabalho, hobbies, amizades, relacionamento, escola, entre outras.

2. Liste seus papeis em tais áreas 

Em cada área, você exerce um ou mais papéis. Em família, por exemplo, você pode ser mãe ou pai, filho ou filha, esposo ou esposa, neto ou neta etc. São muitos papéis! Tente listar todos ou, pelo menos, a maioria.


3. Setorize esses papeis e áreas

A gente pode fazer tudo o que quiser, mas não ao mesmo tempo. Examine as duas listas acima e separe-as em listas prioritárias A, B e C.
Na lista A, você coloca tudo aquilo que não dá para você abrir mão. Cada um sabe o que é essencial de verdade na própria vida.
Na lista B, você coloca tudo aquilo que, se cortar, vai fazer sua qualidade de vida cair muito. Não são coisas essenciais, mas fazem parte da sua vida e têm importância, em maior ou menor escala.
Na lista C, você coloca todas as outras atividades que sobraram. Geralmente, são compromissos que assumimos por não saber dizer não.


4. Desapegue e corte 

Simplesmente corte tudo da lista C. Nem pense mais a respeito. Apenas corte.


5. Compare as listas A e B 


Verifique se você investe tempo tanto nas coisas da lista A quanto nas coisas da lista B. Se está faltando tempo para coisas da lista A, corte coisas da lista B.
A regra geral é: nunca deixe de fazer uma coisa da lista A em detrimento de coisas da lista B. Suas tarefas de B nunca vem antes de A – são atividades para a gente encaixar no meio tempo.

6. Organize sua nova agenda

Com base nas decisões acima, reorganize a sua agenda. Se você utiliza agenda eletrônica, pode categorizar as atividades A e B com cores diferentes, para ver o equilíbrio final. Se usar agenda de papel, use canetas em cores diferentes.

Geralmente, a gente quer ter uma vida mais simples para ter mais tempo mas, se não sabemos nos organizar, vamos acabar desperdiçando esse tempo livre com outras atividades insignificantes. Os passos acima poderão ajudar você a definir suas prioridades.

You Might Also Like

0 comentários

Seguidores

Popular Posts

Like us on Facebook