Pratica esportiva na adolescência

3.7.14

Olá meninas tudo bem com vocês?


A maioria dos profissionais de Educação Física recomenda atividades visando o desenvolvimento de várias habilidades, como natação, capoeira, musculação etc. Saiba que é muito difícil definir as principais características para um esporte como habilidades para velocidade, resistência ou força de um jovem de 11 ou 12 anos. Por isso o melhor é deixar o jovem livre para escolher as atividades que o agradam, para que ele consiga manter uma regularidade.
Fazer exercícios é sempre importante, em qualquer idade e na adolescência pode ajudar a moldar o corpo e até mesmo a personalidade do praticante.
Veja outros benefícios:

  • Aumento da força e resistência muscular, agilidade, flexibilidade, da condição cardiorespiratória etc...;


  • Melhora da composição corporal com a diminuição do percentual de gordura;


  • Ajuda a evitar a obesidade;


  • Ensina o jovem a ter disciplina;


  • Afasta das drogas;


  • Promove o relacionamento social;


  • Estimula a superação e a resolução de problemas e dificuldades;


  • Melhora a postura;

  • O ideal seria que o adolescente procurasse uma academia ou clube, fizesse uma avaliação física, para conhecer o seu nível de condicionamento e aptidão física e elaborar junto ao instrutor, um programa de acordo com os seus interesses. 
  • Há muita polêmica quanto ao pré-adolescente e adolescente fazer musculação. Não existe nenhum artigo que comprove que a musculação atrapalhe o crescimento. O que nunca se deve fazer é trabalhar com carga máxima ou sub-máxima (Levantar o máximo de peso que se agüenta, como fazem os fisioculturistas). Geralmente de 11 anos para cima, desde que com o acompanhamento de um professor, a musculação pode ser feita visando um treino de resistência muscular e não de força.
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