FRESCOBOL NAS PRAIAS DO GUARUJÁ

2.6.17



Praia é uma das minhas paixões, eu sempre goste de esporte e se vocês também amam frequentar a praia, certamente já viu alguém jogando frescobol, certo? Prática nascida no Rio de Janeiro ainda no século XX, o frescobol conquistou praieiros ao longo dos anos e tornou-se um esporte reconhecido no Brasil. Hoje, a atividade já tem regras, o apoio de uma Associação e até mesmo campeonatos espalhados pelo litoral, como acontece no Guarujá, destino localizado a 100 km de São Paulo.

De fato, o cenário da Pérola do Atlântico não estará completo se não houver uma dupla jogando frescobol à beira mar. Antes de qualquer coisa, esta é uma ótima opção de lazer para quem visita às praias de Pitangueiras, Pernambuco, Astúrias, Enseada ou do Tombo –  apenas alguns exemplos de belíssimas e frequentadas praias no município onde a prática é conhecida. Porém, vale lembrar que também é reconhecido como uma modalidade esportiva.

O frescobol consiste em um jogo para ser praticado em dupla ou trinca, com objetivo principal de manter a bola sem tocar a areia pelo maior tempo possível, somente com o auxílio das raquetes. Durante a alta temporada, é recomendado que os jogos de frescobol aconteçam até às 9h ou após às 17h, pelo menor fluxo de pessoas e, assim, pela maior concentração no jogo.

A chamada Associação Brasileira de Frescobol (ABRAF) é uma das responsáveis por desenvolver o esporte nas praias do Brasil desde 2012, organizando competições nos destinos mais frequentados do país, como é o caso do Guarujá. Se você costuma visitar a região, fique de olho, pois pode estar perto de grandes competidores! Em algumas regiões, é popular, inclusive, os profissionais que se dedicam às aulas de frescobol – com técnicas de ataque, defesa, alinhamento da bola, entre outros.


Apesar de já ser bem conhecido e ter alcançado campeonatos, circuitos e torneios nas praias do Guarujá, o frescobol ainda tem muito para ser mais visado profissionalmente. Uma boa notícia é que, no início do ano, a iniciativa “Praia Acessível – Esporte para Todos” também incluiu o esporte na programação da praia da Enseada. O frescobol adaptado foi pensado especialmente nas pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, proporcionando momentos de lazer, inclusão e recreação também a eles, com essa atividade tão divertida de praticar.

A verdade é que o frescobol, além de estar próximo de fazer parte de grandes campeonatos nas praias do Guarujá, é uma atividade para todos os fãs de mar, areia, esporte e, claro, momentos de descontração entre amigos e jogadores. Traz benefícios para a saúde como uma atividade física que trabalha o corpo todo, é prazerosa, queima calorias e ainda é perfeita para encontrar novas pessoas e socializar.

Ao visitar uma das praias do Guarujá, não se esqueça da sua raquete de frescobol! E se esquecer, não tem problema, pois o que não faltará serão vendedores passando pelos guarda-sóis com diversos modelos. Não importa qual é a sua idade, todos voltam a ser criança jogando frescobol! Diversão em primeiro lugar. E em segundo? Bom, quem sabe você não pode ser o próximo competidor!

Para outras informações, inclusive sobre restaurantes e pousadas no Guarujá acesse aqui http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/sao-paulo/guaruja.

You Might Also Like

0 comentários

Seguidores

Popular Posts

Like us on Facebook